segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Professora, diz-me porquê
porque não conseguimos voar?
porque os animais não falam?
porque não podem as borboletas cantar?

Professora diz-me porquê
porque a água não tem cor?
porque não vemos o ar?
porque quando me magoo ataca logo uma dor?

Porque o mar é infinito?
porque o mundo gira?
porque o Sol é bonito?
e a terra não vira?

Professora tenho nove anos
e há tantas coisas que quero descobrir:
porque tenho cabelo?
porque tenho de me rir?
porque tem o cavalo pêlo
e ao trotar me faz sorrir?
tantas coisas quero saber!
e tu não me queres responder!

Ana Maria Morais Capela / 5ºa / nº2




Professora diz-me porquê
Porque mia o gatinho
no telhado do vizinho?
Porque voa o passarinho
Para ir para o seu ninho?

Professora diz-me porquê.
Hoje é dia de S. Martinho!
Vamos comer castanhas
E beber muito vinho.

Professora diz-me porquê
Porque muda o tempo?
Agora está Sol e logo
está vento

Mário Cecilio 5ºA nº 16




Professora diz-me porquê
porque é tão grande o mar
que ninguém consegue alcançar?

Professora diz-me porquê
porque brilham as estrelas no céu?
e a noite é escura como breu?

Professora diz-me porquê
porque voa a gaivota com liberdade,
sem tem qualquer dificuldade?

Professora diz-me porquê
porque a floresta é tão agreste
que de Verão seca
e na Primavera floresce?

Professora diz-me porquê
porque a natureza é tão linda
mas difícil de descrever
tão depressa o sol brilha, como a seguir está a chover.

Sara Miguel Cordeiro Neves Santos 5ºA nº19




Professora, diz-me porquê
Porque tenho de respirar
Todo este ar,
Para poder viver,
Cantar e dançar?
Professora diz-me porquê
Porque há guerras neste mundo
Em vez de paz e amor?
Meninos que sofrem com dor
Em países com tanto terror.
Professora diz-me porquê
Porque há ricos e pobre?
Tristes alegres e pobres?
Porque há um mar sem fim?
E um pôr-do-sol cor de carmim?
Professora diz-me porquê
Porque vivem os peixes no mar?
Porque há flores de todas as cores?
Pássaros que voam pelo ar?
E as crianças que não param de brincar?

Sei que ainda sou criança
E que muito tenho de aprender
Para tudo conhecer
Mas o importante na vida
É sonhar e saber viver!

Dulce 5ºA nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário