segunda-feira, 3 de maio de 2010

À Descoberta do Livro

A TURMA Nº 1 DO 1º ANO DA CAMBEIA CONVERSOU COM VERSOS.

ESCOLHERAM UM LIVRO PARA PARTILHAR COM A TURMA:














Verificaram as diferenças entre um livro de poesia e prosa.

Construíram poemas.

Analisaram uma receita


Fizeram um bolo.

Os meus tesouros



Este botão encontrei,

Estas caricas me deram,

Por este pião troquei

Berlindes que me trouxeram,



Estes cromos já não sei

De que histórias é que eram,

Mas este pneu pequenino

É de um carro que eu sonhei



Estas pedrinhas redondas

Junto ao rio as apanhei,

E as sementes amarelas

São de árvores que eu sei!



Os bocadinhos de telha,

Tão macia, já tão velha,

São para “ jogar à macaca”

Num jogo que jogarei.





Com os fios de muitas cores,

Fiz trancinhas que guardei,

Com pratas de chocolate

Bolas que não atirei,



Bicos de lápis de cor

Em mil sítios apanhei.

Só eu sei que o arco-íris

No meu bolso inventei

Um poema trabalhado.

Canção para fazer um bolo


Chávena de leite

Pitada de sal…

Vamos lá a ver

Se o bolo sai mal.

Fugiu uma clara

Do ovo que havia,

Nas nuvens entrou

Mesmo ao meio dia.

Se a colher de pau

Ao céu chegar;

O açucar em ponto

Vai ter de adoçar.

O Bolo no forno

Bela vida tem!

Vamos lá a ver

Se o bolo sai bem.



Trocámos a última palavra em cada verso e ficou asssim:

Chávena de cacau

Pitada de açucar

Vamos lá a espreitar

Se o bolo sai perfeito.

Fugiu uma gema

Do ovo que tinha

Nas nuvens saiu

Mesmo tempo.

Se a colher de metal

Ao céu não partir

O açucar em tempo

Vai ter de deliciar.

O bolo no fogão

Bela vida não tem

Vamos lá a espreitar

Se o bolo sai perfeito.



Fizemos um bolo.

Bolo de Iogurte.


Analisámos a receita e como fizémos com 8 ovos ainda tivémos de ver quantos copos de iogurte, acúçar…. que tivémos de utilizar.


O Ruben tratou da forma. O Martim quase que colocava os ovos com casca e tudo.


O Miguel tratou de misturar tudo. O Daniel misturou ainda melhor.

Lá foi o bolo para o forno. Construímos um texto com todas as “músicas ” do nosso bolo.

Não cresceu muito….faltou o fermento. Mas estava delicioso




Lemos ainda a dança do B



Um dia o boi, o burro, o besouro

O borrego, o búfalo e a borboleta

Repararam que os seus nomes

Começam todos por b

Disseram ao mesmo tempo:

- Que bonito!

O bacalhau, o berbigão, o besugo

E o búzio, lá no mar,

Repararam que os seus nomes

Também começavam por :

E disseram todos assim:

- Que bonito!

Veio logo a baleia de longe,A gritar:

- Esperem,

-Esperem lá por mim!



E escrevemos a dança do A

Um dia, a abelha, a andorinha

A águia, a avestruz

Repararam que os seus nomes

Começaram por A

Disseram todos ao mesmo tempo:

- Que alegria!

A alface, a árvore

A ameixa e os ananases

Repararam que os seus nomes

Começaram por A

Disseram todos assim:

- Que alegria!

Veio logo a água de longe

A gritar:

- Esperem aí por mim!





Turma nº 1 do 1ºano Cambeia

Sem comentários:

Enviar um comentário